Como Criar uma Boa Descrição para Seu Produto no E-commerce?
Uma boa descrição de produto deve fornecer detalhes sobre recursos, indicações, utilizações e o que está sendo oferecido de fato para seu cliente. O cliente pode ser estimulado ou desestimulado a realizar a compra de acordo com as informações que você disponibiliza na descrição do produto.
Não há uma regra definida para criar uma boa descrição pois a mesma pode variar de acordo com o produto ou serviço que está sendo ofertado, mas existem boas práticas que nos ajudam a conquistar a confiança dos nossos clientes.
De maneira geral, uma boa descrição para produtos de comércio digital, deve atender alguns requisitos como:
-
- Apresentar claramente a utilidade do produto, por exemplo: uma caixa de som portátil, “Ideal para acompanhar você em suas viagens, trabalho ou passeios” ;
- Explicar a experiência que o produto vai levar ao cliente como exemplo: “um tênis com amortecedor, oferece conforto durante a pisada e te protege contra lesões”;
- A Descrição deve ser clara e coerente;
- Responder algumas dúvidas comuns que o produto gera no ato da aquisição, como exemplo: “a voltagem do produto é 110 ou 220v”;
- É uma boa prática, utilizar vídeos e textos
Abaixo, listei alguns passos para ajudar você a criar uma descrição para o seu produto para agregar conteúdo em sua descrição.
1 - Questionamento
Antes de começar a criar sua descrição, pergunte a você mesmo algumas informações sobre seu produto, por exemplo:
-
- Para quem o produto é direcionado? – Identifique o público alvo do seu produto;
- Qual a utilidade do seu produto? – O que ele faz, como ele faz, ideal para.
- Quais as especificações do seu produto? – Inclua as características do produto.
- Quando e onde seu produto pode ser utilizado? – Exemplo: Inverno, nas férias, no trabalho, na escola, em qualquer lugar.
- Como o produto funciona? – Descreva as funcionalidades do produto, as facilidades de uso, recursos, conexões, compatibilidade e etc
- Utilidade e benefícios para seu cliente? – Em um diálogo mencione o porque seu produto vai ser útil para seu cliente.
2 - Converse com Seu Cliente
Assim como um vendedor de balcão ou porta a porta, é necessário criar um vínculo com seu cliente em sua descrição, ou seja, antes de começar a especificar o seu produto, diga para seu cliente em um diálogo o que está oferecendo a ele.
Ao criar uma descrição de produto para venda, é uma boa prática entender quem é o seu cliente para tornar o seu texto atrativo e convincente. Utilize a escrita de acordo com o seu público alvo, sendo ela formal ou até mesmo informal dependendo de quem vai comprar o mesmo.
3 - Recursos e benefícios
A descrição de um produto deve mostrar as especificações e detalhes do produto e também a sua utilidade para o cliente para quem está comprando.
Exemplo:
Recursos Borracha para Apagar Caneta:
-
- A borracha apaga caneta azul e preta
- A borracha dura em média 300 utilizações
- Medida: 15x15cm
- Apaga uma área de 5cm (linha de um caderno)
- Excelente para estudantes universitários
4 - Especificações
Em caso de produtos com especificações técnicas, é uma boa prática descrever detalhadamente as especificações para que seu cliente não tenha surpresas quando for utilizar o produto.
Exemplo:
Especificações Mouse Gamer:
-
- 5 botões
- 2 botões laterais
- Medida: 40x20cm
- Conexão USB 3.0
- Cabo Malha Flexível
- 3000 DPI
- Sensor Laser
5 - Título
O título de um produto junto da imagem é o primeiro contato que o cliente tem com o seu produto no comércio eletrônico. O título equivale a etiqueta do produto em uma loja física.
Um bom título deve ter tamanho, entre 60 e 100 caracteres, que contenha o nome do produto, marca, modelo e se couber algumas especificações que sejam relevantes.
Exemplo:
“Smart TV – Samsung – QLED 50″ 4K 50Q60T”
“Nome – Marca – Especificações Importantes”
6 - Políticas de Troca, Devolução e Garantia
Também é uma boa prática resumir as políticas de troca, devolução e garantia na descrição do produto e até mesmo, linkar as políticas com uma página específica dentro do seu e-commerce para que o consumidor e anunciante não tenham problemas futuros caso aconteça alguma coisa com o produto. Além disso, mostrar para seu cliente que você oferece garantia, leva segurança para o consumidor no ato da compra.
Exemplo:
Garantia de 30 dias contra defeitos de fabricação.
Espero que tenham gostado do artigo e também espero que consigam criar suas descrições com o passo a passo anterior.
Obrigado por acompanhar o Blog! Boas vendas!