Sabe o que é SKU?
Se você trabalha com e-commerce, provavelmente já deve ter visto ou escutado a sigla SKU. A sigla SKU em inglês (Stock Keeping Unit (Unidade de Manutenção de Estoque), é um termo usado na logística para identificar o seu produto em unidade ou produtos agrupados.
O Termo foi criado para organização dos produtos em seus estoque, onde cada produto tem seu SKU, lembrando que um conjunto de produto também pode ter o seu SKU.
Hoje todas as plataformas de comércio eletrônico disponibilizam um campo de SKU no cadastro do produto, algumas até mesmo exigem que seus produtos tenham um SKU obrigatoriamente para seu cadastro.
Em um estoque com uma quantidade grande de produtos o SKU torna-se muito necessário, pois é ele que diferencia um produto do outro, facilitando o manuseio e as operações logísticas do mesmo, como separação e organização do estoque.
O SKU também pode ser utilizado em código de barras, onde a separação de produtos pode ser feita com o auxílio de um leitor de código de barras.
Cabe ressaltar que o SKU é uma identificação interna, diferente do EAN / GTIN que é utilizado globalmente para identificar um produto, o SKU só é relevante internamente em sua empresa.
Como criar um SKU?
O SKU geralmente são códigos únicos alfanuméricos utilizados por empresas para identificar tipos de produtos e variações. No Comércio Eletrônico o SKU é utilizado para gestão do estoque e para garantir que seus produtos sejam enviados posteriormente de maneira correta.
Basicamente, SKU é um número de identificação de um produto que facilita a organização, venda e envio do produto.
Não há uma regra específica para criação do SKU porém há boas práticas para a criação do mesmo, os SKUS não devem ser muitos extensos e nem muito curtos para que não haja confusão posteriormente.
Em geral, o SKU pode conter características gerais do produto por exemplo:
-
- Descrição do item;
- Variações;
- Garantia;
- Informação do fabricante;
Abaixo um exemplo de SKU do produto “Tênis Nike Preto Com Amortecedor Nº 42”:
SKU: NIK-TN-42-PT
-
- “NIK” = Marca: Nike
- “TN” = Produto: tênis
- “42” = Tamanho: 42
- “PT” = Cor: preto
De maneira geral o SKU é imprescindível para um e-commerce de sucesso onde seus produtos estarão melhores organizados tanto no estoque, quanto em seu sistema. Cabe ressaltar que uma boa base de produtos, bem organizada e devidamente codificada, facilita as posteriores integrações, migrações e expansão do seu comércio eletrônico.
Caso restou alguma dúvida, estamos à disposição para esclarecê-las em nosso whatsapp ou chat online.